14 de novembro de 2011

Travessuras da Menina Má - Mario Vargas Llosa - Resenha


Informações:
Ficção
ISBN:8573028084
Lançado em:20/09/2005
Páginas: 304




Sinopse:
Nos anos 50, no bairro aristocrático de Miraflores, em Lima, o jovem Ricardo Somocurcio se apaixona pela estonteante e misteriosa "chilena" Lily. Depois de descobrir que, na verdade, ela é peruana e de origem humilde, ele a perde de vista, mas não consegue esquecê-la.

Ricardo, um intérprete da ONU sem grandes ambições, e Lily, mulher fria e manipuladora que vive mudando de nome e de marido conforme as conveniências, se reencontram ao longo da vida, em diferentes momentos e em várias cidades do mundo. Travessuras da menina má conta esta história de encontros e desencontros através de quatro décadas.

Segundo Vargas Llosa, este é um romance que desejava escrever há muito tempo. "É uma história de amor, um amor moderno, condicionado pelo mundo em que vivemos e que está muito mais próximo da realidade do que os amores românticos da literatura. Este amor que se estende ao longo de quarenta anos também serve para fazer uma espécie de grande afresco de um universo que mudou extraordinariamente", afirmou ao El País.


Trecho:
"Nesse período febril,um dia o telefona me acordou de madrugada.
     -  Ainda está apaixonado por mim?
A mesma voz,o mesmo tom zombeteiro e risonho de antigamente,e,no fundo,aquele laivo sotaque limenho que ela nunca perdera completamente.
     - Devo estar,menina má - respondi,acordando de vez.- Senão,como explicar por que,desde que soube que você está em Tóquio,fico batendo em todas as portas para conseguir algum contato que me leve até aí,nem que seja por um dia.Consegui,afinal,um trabalho em Seul.Vou dentro de algumas semanas.De lá prossigo até Tóquio,para ver você.Mesmo que esse chefe da Yakusa com quem você anda,como disseram meus espiões,me mate a tiros.São sintomas de estar apaixonado?
      - É acho que são.Ainda bem,bom menino.Pensava que depois de tanto tempo,você tivesse se esquecido de mim.Foi isso que o seu colega Toledano disse? Que estou com um chefe da máfia?
       Deu uma risada,deliciada com semelhante credencial.
Mas,quase de imediatamente,mudou de assunto e falou de um jeito carinhoso:
       - Fico contente por você vir.Nós não nos vemos muito,mas eu sempre penso em você.Quer saber por quê?por que é o único amigo que me resta.
      - Eu não sou nem nunca serei seu amigo.Ainda não percebeu?Sou seu amante,seu namorado,a pessoa que desde pequeno é doido pela chilenita,pela guerrilheira,pela esposa do funcionário,a do criador de cavalos,a amante do gângster.O coisinha á toa que só vive para desejar você e pensar em você.Em Tóquio não quero ficar me lembrando de nada.Quero ter você nos meus braços,beijar,cheirar,morder você,fazer amor.
Riu de novo,agora com mais vontade.
      - Ainda faz amor?? - perguntou. - Ótimo,ainda bem.Ninguém tornou a dizer essas coisas desde a última vez que nos vimos.Vai me dizer muitas,quando vier,Ricardito? Vamos,diga outra agora,como exemplo."

O livro narra a história de Ricardo Somoccurcio desde os anos 50 quando ele conhece Lily,a chilenita,e ainda adolescente se apaixona por ela assim que ela chega a Miraflores,misteriosa,a frente de seu tempo,espevitada,provocante,liberal, faz com que o verão dos garotos seja inesquecível por diversos motivos.
Nesse verão Ricardo é rejeitado várias vezes pela chilenita até que um dia ela desaparece.
Depois de cursar a faculdade com ajuda de sua tia,Ricardo realiza o seu maior desejo: viver em Paris,onde arruma um emprego de tradutor na UNESCO,satisfeito com sua vidinha mediana,não imagina que ela teria várias reviravoltas sempre ligadas ao reaparecimento da Chilenita,mas cada vez que ela aparece está com um nome,um marido e uma ambição diferente,por anos eles vivem essa estranha historia de amor marcada pela dedicação.adoração  e sofrimento de Ricardo e indiferença da Chilenita,a menina má.
Em meio ao romance e todas as idas e vindas o autor conta a vida política daqueles tempos no Peru e por toda Europa,enriquecendo ainda mais a narrativa.

Impressiona a duração do amor de Ricardo mesmo com as  várias despedidas dolorosas,mentiras,manipulações e anos e anos em que a menina má some para reaparecer completamente reinventada  e sempre com um novo marido.

Não conseguia largar o livro pois queria saber quando a menina má reapareceria e que estragos mais iria causar.

Me faz refletir sobre a duração do amor e o que o alimenta, e ainda que se um amor é verdadeiro nada pode matá-lo,Ricardo ama a menina má e aguenta as mais diversas agruras por esse amor,e está sempre disponível  para socorre-la.
Ótima leitura,surpreende a cada página e você não consegue para de ler.

Super recomendo!!!

Eu gostei tanto do livro que pesquisei suas capas pelo mundo mas só achei essas duas além da lançada aqui no Brasil:


 

Um comentário:

Anônimo disse...

O mundo moderno realmente começa a revelar a necessidade de novos formatos de relacionamento. A temática do livro é ótima e atual e adorei a resenha! Bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...